Quantos tipos de marketing existem?

Eu também tenho essa dúvida – e é compreensível que seja assim.

Porque as formas de fazer marketing mudam ao longo dos anos, seja se adaptando às novas tecnologias disponíveis ou a partir de perspectivas até então inéditas sobre o que o público deseja.

Não tem como negar que o marketing já faz parte da vida da grande maioria das pessoas hoje em dia, certo?

Basta ter uma conexão com a internet para ser alvo de diversas campanhas ou criar a sua própria em busca de aumentar as vendas, fortalecer uma marca, educar o mercado, etc.

Para quem resolve investir nisso, um ponto muito destacado é a importância de ter uma estratégia de marketing sólida a fim de ver resultados.

Mas, o que isso significa, afinal? Por que é tão importante ter uma estratégia? E como fazer isso de forma completa? Vamos te explicar tudo isso agora!

Definição da estratégia de marketing

A estratégia de marketing é usada por diferentes empresas para colaborar com seus consumidores. Também é empregado para conscientizar os clientes sobre os recursos, especificações e benefícios dos produtos ou serviços da empresa. O foco principal é incentivar o público-alvo a lembrar da sua marca e consequentemente comprar esses produtos e serviços específicos.

As estratégias de marketing podem ser totalmente inovadoras ou podem ser experimentadas ou testadas anteriormente, as estratégias eficazes ajudam a progredir na competição diante ao mercado.

Pontos a considerar para o marketing

Existem diferentes tipos de marketing disponíveis. Você tem que escolher um como por sua exigência de negócio. Antes de escolher a estratégia de marketing certa para o seu negócio, considere os seguintes pontos.

Defina seu público-alvo

Definir o público-alvo é o passo principal e essencial na escolha da sua estratégia de marketing. Ele fornece as principais variáveis de segmentação, sendo eles:

  • Demográfico (País, Estado, Cidade ou Bairro)
  • Idade
  • Sexo
  • Interesses
  • Ocupação
  • Religião
  • Nível de escolaridade
  • Geração (Baby Boomer, X, Y ou Z)
  • Classe social

Entre outros adequados que ajudam na seleção do plano de marketing mais apropriado para o seu negócio.

Se você conseguir entender o que é público-alvo e como identificá-lo, você será capaz de criar as melhores estratégias de marketing e conteúdos voltados para os interesses e objetivos do seu público. Esse é o passo inicial e primordial no sucesso de qualquer empresa ou negócio, principalmente se você está começando agora.

Se já tem a empresa há algum tempo, mas não tem obtido resultado em suas ações, você também pode considerar refazer a pesquisa para saber se o seu público ainda é o mesmo.

Pode ser que você esteja direcionando seus esforços para um público diferente do seu e, por isso, não tem obtido nenhum retorno, lucro ou engajamento. Pense nisso.

Teste seu público

Crie um processo hipotético de compra para testar seu público. Depois de conhecer o comportamento de compra do seu público-alvo, você pode selecionar uma estratégia de marketing mais apropriada para fazer um relacionamento e gerar mais vendas.

Considere estratégias de marketing

Depois de conhecer o seu público; seus conhecimentos, atitudes e comportamentos: Você pode selecionar uma estratégia de marketing mais apropriada para seu modelo de negócio.

Avalie suas estratégias

Depois de ter considerado as estratégias de marketing e encontrado as aplicáveis, avalia-os constantemente e aplique-os . Esse processo deve ser para fins de teste e a estratégia mais adequada e produtiva.

Mas essa explicação é muito básica. Marketing é a inteligência necessária para que uma empresa defina quais produtos ou serviços podem cativar um público-alvo.

Para então traçar estratégias de comercialização, comunicação, distribuição e fidelização.

Ou com Peter Drucker disse:

Está enganado quem pensa que Marketing existe apenas visando a venda de um produto; ou, ainda, quem acredita que Marketing se limita a criar peças bonitinhas para divulgação deste produto.

Tipos de estratégias de marketing

Existem diferentes tipos de marketing disponíveis. A escolha de uma estratégia de marketing inclui a análise das necessidades da sua empresa, do seu público-alvo e das especificações dos seus produtos.

Os principais tipos de estratégia de marketing são:

1. Marketing B2B (Business to Business):

Enquanto no B2C é uma empresa vendendo para um cliente final, o B2B trata dos modelos de venda entre duas empresas. Normalmente é uma venda cuja finalidade de quem compra é para reposição de estoque e revenda ou para transformação e produtos que entrem em linhas de produção. Mesmo quando a compra é para consumo, tratamos este tipo de venda como B2B pois normalmente temos algumas complicações envolvidas.

Aqui podemos classificar como venda para revenda, venda corporativa, ou mesmo uma sub-categoria especial chamada de MRO (Manutenção, Reparo e Operações). Qual a grande diferença? É que entre empresas, existem muito mais detalhes como níveis de desconto pelo porte das compras, vendas faturadas com limites de crédito, impostos diferentes dependendo do estado ou tipos de nichos de mercado etc.

2. Marketing B2C (Business to Consumer)

Este é o tipo mais comum, é a venda direto para o cliente final. Normalmente é uma venda operada por um varejista, que seu foco já é vender produtos ao consumidor final, mas pode também ser operada por um distribuidor ou fabricante, quando este se comporta na transação como um varejista. Importante não confundir venda varejo com venda para o cliente final. A internet está possibilitando que os fabricantes vendam diretamente ao cliente, desintermediado a compra.

Dica B2C: comunique sua empresa e agregue valor à marca com uma boa estratégia de marketing e relacionamento

3. Marketing B2G (Business to Government)

Quando uma empresa vende para o Governo. Vender para governos, seja nacional, estadual ou municipal tem diversas particularidades e processos que devem ser seguidos. Portais de compra, editais concedidas, leis que regulam compra e venda são alguns dos pontos que devem ser tratados pelo processo de venda B2G.

4. Marketing B2B2C (Business to Business to Consumer)

Quando uma empresa faz negócios com outra visando uma venda para o cliente final. Uma loja de informática pode fazer uma venda para seu cliente final utilizando o próprio sistema do distribuidor, que fatura direto para o cliente, porém sendo intermediado pelo lojista, que não precisa ter estoque, risco de crédito nem logística.

5. Marketing C2C (Consumer to Consumer)

É quando um site intermedia transações diretamente entre duas partes, normalmente duas pessoas. Sites de leilões como eBay e Mercado Livre caem nesta condição. As pessoas não compram seus produtos do Mercado Livre, elas compram de outras pessoas que anunciam eles lá. Atualmente este tipo de negócio expandiu e hoje vende quase de tudo, entre empresas e pessoas.

6. Marketplace

E por último e não menos importante é o termo da moda atualmente. Empresas como Mercado Livre já faziam isto e atualmente alguns varejistas como Walmart, B2W, CNova e Vtex vendem produtos de diversos fornecedores.

Os 8 tipos de marketing

Vale dizer ainda que, entre os principais tipos de marketing, não estão apenas estratégias digitais. Para muitas marcas, inclusive, as ações no meio offline seguem trazendo resultados, seja em vendas, divulgação ou reforço de autoridade.

No fim das contas, só há uma certeza: existe um tipo de marketing certo para a seu negócio.

Se você quer descobrir qual é, não deixe de ler até o final. Vamos explorar um pouco mais sobre esse assunto abaixo:

1. Publicidade paga

Isso inclui várias abordagens de marketing. Isto é, abordagens tradicionais, como TV e publicidade na mídia impressa. Além disso, uma das abordagens de marketing mais conhecidas é o marketing na digital. Inclui vários métodos, como PPC (Pagamento por clique) e publicidade paga em anúncios digitais em grandes plataformas, como por exemplo, Facebook, Instagram, Google etc.

tipos de marketing

2. Marketing social

O marketing social vincula os serviços e produtos de uma empresa a uma causa ou problema social. Também é conhecido como marketing relacionado à causa.

3. Marketing de relacionamento

Esse tipo de marketing é basicamente focado na criação de clientes. Aprimorando os relacionamentos existentes com as pessoas e construindo a lealdade.

tipos de marketing

4. Marketing oculto

Esse tipo de estratégia de marketing se concentra em comercializar o produto, enquanto os clientes continuam desconhecendo a estratégia de marketing. Também é conhecido como marketing oculto, refere-se a uma estratégia para driblar a forma tradicional de se anunciar.

5. Marketing boca a boca

Depende totalmente da impressão que você deixa nas pessoas. Tradicionalmente, é o tipo mais importante da estratégia de marketing. Ser ouvido é importante no mundo dos negócios. Quando você presta serviços de qualidade aos clientes, é provável que eles mesmo o promovam.

6. Marketing Digital

Também é conhecido como marketing na internet. Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.

Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como marketing de conteúdo, SEO, SEM, email marketing, marketing de afiliados, redes sociais dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência as pessoas no processo de compra.

7. Marketing transacional

Vendas é particularmente o trabalho mais desafiador. Mesmo para os maiores varejistas, a venda é sempre difícil, especialmente quando há metas de alto volume. No entanto, com as novas estratégias de marketing, vender não é tão difícil quanto era. No marketing transacional, os varejistas incentivam os clientes a comprar com cupons de compras, descontos e também fazem grandes eventos. Aumenta as chances de vendas que motivam o público-alvo a comprar os produtos ou serviços promovidos.

8. Marketing de diversidade

Por muitos anos, prevaleceu a tese de que o marketing deveria se manter distante de assuntos controversos. Mas isso é algo que vem mudando. Em tempos de redes sociais, os consumidores estão mais atentos a como as empresas se posicionam diante dos mais variados assuntos. Entre eles: a diversidade LGBTQIAP+, racismo e o empoderamento feminino.

Conclusão

Sendo assim, os tipos de marketing e suas estratégias tornaram muito mais fácil promover produtos e serviços. A melhor notícia ao conhecer algumas estratégias de marketing é que você não precisa escolher só um mas fazer a combinação de vários deles, aliás, pode ser maneira ideal para qualificar a sua estratégia e promover resultados consistentes.

Mas isso depende do seu esforço agora! Estude o mercado, conheça seu cliente e seja certeiro em suas ações. Depois me conte quais foram os resultados conquistados! 😉

Está na hora de fortalecer o crescimento do seu negócio!