Com mais de 1,3 bilhão de sites existentes, como você pode garantir que as pessoas o encontrem quando pesquisam no Google, Yahoo, Baidu ou Bing?

Neste artigo você vai aprender a aplicar algumas estratégias de SEO tutorial em seus atigos ou conteúdos para que eles apareçam nas pesquisas.

Venha descobrir todos os conceitos básicos de SEO tutorial e dicas para fazer na prática. Vamos lá?!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, e descreve a lógica por trás do ranqueamento de sites quando você realiza uma pesquisa em um determinado mecanismo de pesquisa.

Em resumo, o SEO pode ser definido como uma estratégia de Marketing Digital que ajuda a aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico para o seu site em etapas.

Observe que eu disse as etapas,  o que significa que, desde que você siga cada uma das etapas (e seja paciente), notará excelentes resultados.

Embora possa parecer tedioso e doloroso no início, SEO pode realmente ser bastante divertido e fácil de implementar no seu site.

A melhor maneira de entender SEO é compreender o seu valor. Dessa maneira, SEO é:

  1. Uma disciplina de marketing – entender SEO é fundamental para todos os seus esforços de marketing digital, pois dessa forma você será capaz de direcionar o tráfego para o seu site e gerar leads e conversões. Você não precisa apenas escrever conteúdo que o Google goste, mas também conteúdo que ressoará com sua persona.
  2. Uma tarefa técnica – conhecer as melhores práticas para otimizar seu conteúdo e site é importante se você planeja competir pelo tráfego. Pessoas que conhecem os meandros da otimização de mecanismos de busca são muito procuradas porque o ROI que trazem é alto.
  3. Um campo excitante –  Eu não sei sobre você, mas para mim, criar conteúdo relevantes e gerar leads de graça é incrível. Além disso, adoro a natureza sempre evolutiva do SEO e o fato de exigir que profissionais de marketing como eu leiam constantemente novas alterações no algoritmo e muito mais.

Os rankings desses resultados de pesquisa são determinados pelo algoritmo do Google. Embora o algoritmo do Google permaneça secreto, anos de experiência em SEO resultaram em uma boa ideia sobre os fatores importantes.

Separei um vídeo simples e legal que descreve o SEO em detalhes.

Como funciona o SEO?

Quando um usuário pesquisa um termo em um mecanismo de pesquisa como o Google, os resultados apresentados por ele são uma série de sites relevantes para a consulta e sites que têm uma autoridade de domínio sólida (entre outros fatores descritos abaixo).

Por exemplo, quando você procura por ‘idéias de bolo de chocolate’, os principais resultados são os que estão adotando as melhores práticas de SEO nos olhos do Google.

Isso ocorre principalmente porque os mecanismos de pesquisa usam rastreadores avançados que reúnem as informações em todos os sites, reunindo todos os conteúdos que podem encontrar na Internet.

Isso cria um índice para cada site que é comparado ao algoritmo que o Google criou para a melhor prática de SEO Google.

Segue abaixo um vídeo do Matt Cutts, engenheiro do grupo de qualidade do Google, explicando como tudo isso funciona:

Quais fatores afetam o SEO?

Se você está tentando aprender mais sobre SEO ou quer técnicas de classificação reais sobre como melhorar o SEO do seu site, existe um conjunto de fatores no site e fora do site que o Google e outros mecanismos de busca favorecem ao classificar cada site.

Embora existam mais de 200 fatores que afetam o ranking do seu site, a boa notícia é que qualquer um pode melhorar seu site simplesmente trabalhando em um punhado deles.

Os 8 fatores mais importantes de SEO para classificar alto:

1. Autoridade do Domínio

Autoridade de Domínio (AD) é uma métrica que mostra quanta confiança seu domínio construiu ao longo do tempo por uma questão de backlinks e idade.

Quanto mais sites falarem sobre o seu, maior será a sua autoridade na internet.

Da mesma forma, quanto mais antigo for seu domínio, maior será sua autoridade de domínio.

SEO tutorial

Outro fator importante que eu encontrei é a relevância do nome de domínio em relação às principais palavras-chave que você está alvejando. Por exemplo, seonumeroum.com.br será mais provável classificar melhor que lucasblog.com para consultas relacionadas a “SEO tutorial”.

Por fim, alguns dos meus amigos especialistas em SEO relataram que domínios mais curtos geralmente superam os domínios mais longos.

Você também pode aumentar sua autoridade de domínio criando backlinks para seu site.

2. Palavras-chave

O SEO começa escolhendo as palavras-chave certas (que você pode encontrar usando o Planejador de Palavras-Chave do Google ou o Ahrefs ).

Minha estratégia  com um novo blog é começar escolhendo palavras-chave de média a baixa concorrência e, depois, lentamente, criar minha postagem para segmentar termos mais competitivos.

Se você está procurando classificar, então você deve definitivamente incluir palavras-chave LSI (palavras-chave que são sinônimos para seus termos-alvo).

Por exemplo, um site que fala sobre “carregadores portáteis” também pode incluir termos como “bancos de energia”, “baterias portáteis para telefones” e assim por diante. Certifique-se de incluir as palavras-chave que você deseja classificar no título e nos subtítulos para otimização perfeita na página .

3. Relevância e Contexto

Os mecanismos de pesquisa são mais inteligentes do que nunca. Eles sabem a diferença entre uma página relevante e uma copiada.

Eles também podem distinguir se apenas o site é sobre laranjas ou barras de proteína. Eu recomendo adere a um nicho ao construir um site e conteúdo de catering específico para esse nicho específico.

Para mim, meu nicho é marketing on-line e SEO.

4. Número de links de entrada e saída

Os links mais relevantes que seu site está apontando para, quanto maior sua pontuação de SEO.

O mesmo vale para as ligações de entrada que são realmente mais favorecidas, especialmente se forem provenientes de fontes prestigiadas, relevantes e populares.

Você pode obter backlinks, obtendo-se destaque em grandes sites de notícias, por exemplo.

5. Velocidade do Site

O Google realmente se importa com a rapidez com que o seu site é carregado. Para acelerar seu site, você pode usar plug-ins de cache, como o W3 Total Cache,  ou usar um CDN para entregar seu conteúdo de maneira mais rápida.

6. Design limpo e responsivo

Atualmente, os sites mais otimizados são aqueles que são limpos, funcionais e responsivos a dispositivos de todos os tipos e tamanhos. Na verdade, o Google até favorece sites que têm design otimizado para dispositivos móveis do que aqueles que não têm.

Se você estiver usando o WordPress, poderá instalar o pluglin AMP para que seu site seja carregado rapidamente. Se o seu site não estiver usando o WordPress, você deve aprender como usar o projeto de páginas móveis aceleradas do Google.

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7. Estrutura de URL

Quanto mais fácil o seu URL, melhor para os humanos e para os mecanismos de busca entenderem o que é o seu post. Aqui estão dois exemplos:

A) https://growthstation.com.br/seo-tutorial-as-melhores-dicas-de-2020/

B) https://growthstation.com.br/blog/archives/12/17/2018/seo-tutorial-as-melhores-dicas-de-2020/?p=23

Claramente, o exemplo A é melhor porque é descritivo e direto ao ponto.

SEO tutorial

Vários estudos confirmaram que quanto menor o URL, melhor. No entanto, você ainda quer ter certeza de que está incluindo sua palavra-chave top no slug para um sumo de SEO adicional.

8. Duração do seu Conteúdo

Sempre que você está escrevendo uma postagem no blog que deseja classificar , você quer ter certeza de que está indo para o máximo de detalhes possível. Os motores de busca têm recompensado o conteúdo longo e em 2018, você não vai classificar a menos que você escreva pelo menos 1500-2000 palavras por post.

Quando você escreve conteúdo longo, você tem a chance de explorar um tópico em profundidade, o que aumenta o tempo que um visitante gasta no seu site e sinaliza ao Google que seu conteúdo é relevante.

Se você tem um novo site, como você começaria com SEO?

Muitos profissionais me fazem essa pergunta:

“Se eu tivesse que começar tudo de novo com um novo domínio, como eu faria isso?”

Na verdade, comecei essa experiência com o site que tenho parceria: Tomorrow Academy.

Como você pode adivinhar pelo nome, o site cobre tópicos sobre academia e cursos. Esse nicho de mercado 1) é difícil 2) paga muito bem no Adsense.

Eu escolhi um nicho difícil para testar se os princípios de SEO que eu ensino funcionam, e eles fazem.

Então, qual é a estratégia, eu sigo?

Eu cobri o plano passo-a-passo aqui , mas pode ser resumido como:

  1. Encontre palavras-chave de cauda média que tenham volume decente
  2. Crie conteúdo longo com mais de 1500 palavras
  3. Construa backlinks por postagem de convidado

É isso aí. Não há muito mais nisso.

Quais ferramentas você pode usar para SEO?

Há muitas boas ferramentas por aí. Meus favoritos são (todos são grátis!):

  1. Palavras-chave em todos os lugares para entender o volume e a concorrência das minhas consultas.
  2. Ahrefs para analisar cada URL e ver quem está ligando para eles e quais palavras-chave eles classificam.
  3. Google Search Console para ver o desempenho do meu site ao longo do tempo.

Eu uso essas ferramentas para 97% do que faço. Para os restantes 3%, como ferramentas de construção de backlink e outros, leia minha lista completa de ferramentas de SEO .

Por que você deveria fazer SEO?

Ótima pergunta.

SEO tem o potencial de gerar toneladas de qualidade leva ao seu site gratuitamente.

Por exemplo, quando você pesquisa por “carregadores portáteis personalizados”, é mais provável que você se torne um cliente de quem aparece no Google?

Este é o poder da otimização de mecanismos de pesquisa.

Ele traz para você leads quentes para os quais você pode mais tarde exibir anúncios ou até mesmo vender produtos .

SEO é melhor que CPC?

SEO é muito melhor do que CPC (custo por clique), porque você não tem que gastar dinheiro em anúncios para direcionar o tráfego para seu site.

Com o CPC, seu tráfego será interrompido assim que você parar de pagar por anúncios. SEO tutorial tem um efeito muito mais duradouro.

Por outro lado, a vantagem do CPC é que, se você tiver uma página de vendas bem convertida, poderá facilmente aumentar suas vendas a partir do primeiro dia, sem ter que esperar que todos os esforços de SEO sejam implementados meses depois.

O que são backlinks de SEO?

Backlinks são simplesmente links de um site externo para o seu. Por exemplo, quando eu ligo para esta agência de SEO em Los Angeles , estou gerando um backlink para eles. Quanto mais backlinks de alta qualidade você obtiver, maior a autoridade e a classificação do seu site.

Portanto, a criação de backlinks é uma tarefa importante de SEO, se você quiser alcançar a página 1.

Essas dicas são apenas para o SEO Google?

O Google domina o espaço do mecanismo de busca com quase 80% de todas as pesquisas globais. Yahoo e Bing têm cerca de 9% cada. Embora as técnicas que discutimos aqui sejam particularmente sobre o Google SEO, elas se aplicam a todos os mecanismos de pesquisa.

Existem outras alternativas para SEO?

Dado que o objetivo principal do SEO é direcionar o tráfego para o seu site, você também pode obter mais visitas por meio de anúncios (como o Google Adwords ou anúncios no Facebook), você também pode direcionar o tráfego através de links afiliados e obter citações em artigos em sites altamente traficados .

Como você pode aprender SEO?

No final, a melhor maneira de aprender SEO é fazendo isso. O conteúdo mais orgânico, natural e exclusivo que você escreve em seu site responsivo, os melhores resultados que você deve esperar.

No entanto, assim como qualquer outra prática de marketing digital, o SEO requer tempo (pelo menos dois meses para começar), então seja um pouco paciente e não desanime. Demorei pelo menos um ano para começar a ver algum tráfego consistente no meu site.

A linha inferior é que o SEO não é um trabalho único. É uma estratégia recorrente que todo site deve focar.

Isso pode levar tempo, mas se você estiver disposto a aprender, isso definitivamente valerá a pena no longo prazo.

Se você é sério sobre como aprender SEO, confira meus posts de SEO e também considere assinar minha newsletter.

Quer aprender como eu faço SEO? Verifique esta postagem.

Conclusão

Obter o tráfego orgânico é apenas o primeiro passo para construir um negócio de sucesso, não se esqueça de que você também pode obter tráfego participando dos principais sites, gerando muito tráfego nas mídias sociais e construindo uma base de fãs fiéis que comprarão continuamente de você.

Estude o mercado, conheça seu cliente e seja certeiro em suas ações. Depois me conte quais foram os resultados conquistados! 😉

Está na hora de fortalecer o crescimento do seu negócio!