Neste conteúdo vou te mostrar pequenos truques de SEO e as técnicas de otimização de sites que uso para direcionar mais visitantes para meu site e dos meus clientes, sem gastar nada.

Este tutorial tem várias informação (além de novas técnicas de classificação que funcionam especialmente bem em 2019 e em 2020).

Eu garanto que mesmo se você for experiente em SEO, você encontrará um ou dois truques nesta postagem que ajudará seu blog ter uma classificação mais alta no Google. (Você pode até aprender o que é o Rankbrain)

 

Esse é um guia de dicas onde eu não só ensinarei as técnicas, mas também o conectarei a plugins, ferramentas e tutoriais para implementá-las. Este guia é destinado a iniciantes e avançados em SEOs.

 

A maioria das estratégias que listo aqui usam plugins do WordPress, mas este guia não está limitado ao WordPress. Os princípios funcionam nas lojas do Shopify, Woocommerce, Medium, Blogger e sites auto-hospedados. Até funciona para o YouTube

Você deve trabalhar ao longo de cada etapa sem pular nada, se você realmente deseja alcançar os resultados e melhorar o seu SEO. Portanto, adicione esta página aos favoritos e continue voltanto até terminar o tutorial.

Pronto? Vamos começar do básico.

 

Definição de SEO 

SEO significa Search Engine Optimization, que é uma maneira de fazer engenharia reversa de como um mecanismo de pesquisa funciona, ou seja, o Google. Como funciona para ter uma classificação mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

 

 

Por que o SEO é importante?

SEO é provavelmente a mais importante vantagem competitiva de marketing digital que você pode ter sobre sua concorrência.

Um SEO forte proporcionará tráfego orgânico gratuito que, caso contrário, você precisaria pagar (por exemplo, via Google Adwords ou Facebook Ads). Mais fácil falar do que fazer, classificar na primeira página do Google é tanto uma ciência quanto uma arte.

Neste dia e ano, se você classificar qualquer coisa além da primeira página no Google, você dificilmente obterá qualquer tráfego, então você precisa trabalhar em seu Search Engine Optimization se você é sério sobre sua presença online. 

A classificação alta para suas palavras-chave não apenas coloca você no centro das atenções, mas também pode ajudá-lo a roubar negócios de sua concorrência. Cria consciência de marca e ajuda você a  fechar mais vendas.

Agora que você tem uma compreensão clara do que é SEO, continue lendo para descobrir como fazer SEO como um expert.

 

Quais fatores afetam o SEO?

O SEO é afetado por vários fatores, como a autoridade do seu domínio raiz (growstation.com.br), seu subdomínio (subgrowthstation.com.br) e a autoridade da própria URL  https://growstation.com.br/blog/seo-tutorial truques.

 

O Google também recebe milhares de outras sugestões quando se trata de classificar seu site, como tempo no site, taxa de rejeição, compartilhamentos sociais e muito mais.

 

Lembre-se, o objetivo do Google é mostrar aos visitantes as melhores informações nos primeiros resultados, portanto, seus algoritmos precisam analisar muitos fatores para conseguir isso.  

Podemos subdividir esses fatores de classificação de SEO em duas seções: SEO on-page e off-page.

Pronto para por em prática?

 


Domine esses 8 Fatores de SEO On-page e Crush Google Rankings

On-page SEO refere-se a qualquer otimização que você pode fazer para a estrutura do seu próprio site. Aqui estão os aspectos mais importantes:

(Nota: Toda vez que usei uma lista, classifiquei os passos a seguir em termos de facilidade em relação ao ROI, ou seja, os primeiros itens em cada lista acionável trarão mais resultados.)

Otimize seu meta título e meta descrição

Instale o Yoast SEO e certifique-se de que todos os posts do seu blog tenham luz verde. Certifique-se de preencher um título e uma descrição ricos em palavras-chave. Você pode encontrar palavras-chave muito valiosas e de alta conversão observando o Google Adwords sendo exibido quando você pesquisa sua palavra-chave.

Aumente a CTR (Call to Action)

Na sua página adicionando qualquer uma dessas palavras-chave comprovadas ao título e à descrição da sua postagem: Hoje, agora, rápido, passo a passo, simples, guia. Também adicione números, ou seja, “22 técnicas de marketing que você deve tentar hoje“. Ter um CTR alto fará com que sua página chegue ao topo dos resultados.

  • Use URLs
    Descritivos e diretos. exemplo:  https://growthstation.com.br/blog/seo-tutorial/
  • Link para sites de autoridade. Vários estudos mostram que a vinculação a sites de alta autoridade como Wikipedia ou Harvard pode aumentar seus rankings no Google. Certifique-se de incluir pelo menos 3-4 links externos em cada postagem.
  • Faça o seu site carregar rapidamente . O Google indicou no blog de seu webmaster que o tempo de carregamento da página é um dos sinais que eles avaliam ao avaliar seu site : “Sites mais rápidos criam usuários satisfeitos e observamos em nossos estudos internos que, quando um site responde lentamente, os visitantes gastam menos tempo está aqui. ”
    Veja o que você pode fazer para melhorar a velocidade do seu site    
    • Instale o WP Super Cache (fácil de usar, menos controle) ou W3 Total Cache (mais controle, mais difícil de usar)
    • Se você estiver usando o WordPress, instale o Ewww Image Optimizer ou o Shortpixels  para reduzir o tamanho das suas imagens.  
    • Caso contrário, você precisará fazer o seguinte    
      • Comprimir seus arquivos HTML, JS e CSS via Gzip (não fazer imagens)  
      • Use uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) como o Amazon Cloudfront. (Uma CDN é uma rede de servidores localizados em todo o mundo que contém cópias de seu site. Usando um CDN, você pode distribuir a carga de veicular suas páginas para que seus sites possam ser carregados mais rapidamente.)  
      • Use o Photoshop e otimize suas imagens para a web.
  • Obtenha um certificado SSL (ou seja, https). Isso tornará seu site mais “legítimo”, mas também lhe dará um impulso nos resultados da pesquisa. Leia o anúncio oficial  sobre SSL pelo Google.
  • Aprenda a escrever o artigo SEO perfeito de mais de 2500 palavras . Por perfeito eu não só quero dizer SEO, mas também conteúdo relevante como este artigo, então você mantém as pessoas em seu site e também gera negócios a partir dele.
  • Adicione multimídia às suas postagens, ou seja, imagens e vídeos. Isso tornará seu site mais útil para o usuário e também fará com que ele gaste mais tempo com ele.


(Bonus) Leia o meu artigo aprofundado que cobre todos os fatores SEO on-page.
Em geral, certifique-se de que sua experiência de usuário (UX) é de primeira linha.

Depois de ter limpado o seu SEO na página …

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Não esqueça esses 3 fatores de SEO fora da página

Aqui estão alguns fatores-chave que a maioria das pessoas sente falta quando se trata de SEO fora da página:

1.Você precisa de toneladas de sinais sociais

Sim, o Google se importa com a quantidade de tráfego social e compartilha seu artigo. Aqui estão algumas idéias para impulsionar isso.

  • Junte muito (e quero dizer muito) de grupos do Facebook em seu nicho. Postar em todos os grupos sempre que criar um novo post e repostar a cada dois ou três meses. Isso aumentará seu tráfego como um louco, sem mencionar que cada compartilhamento, tipo e comentário aumenta sua pontuação social.
  • Como você pode imaginar, você precisaria gastar muito tempo postando em centenas de grupos do Facebook toda vez que quiser promover um artigo. Se você tem lido meus artigos, sabe o quanto eu odeio fazer tarefas repetitivas, então sugiro contratar um Assistente Virtual no Fiverr para ajudá-lo a aumentar sua produtividade.

2. Blacklinks

Nunca é cedo demais (ou tarde demais) para construir backlinks de sites de alta autoridade . Aqui a qualidade supera a quantidade, embora a quantidade não deva ser negligenciada. Um grito da Forbes vale muito mais do que 100 sites de nível inferior, mas os sites de nível mais baixo podem ajudá-lo a alcançar um bom volume de backlinks. Veja como obter todos esses backlinks.  

  • Construa relacionamentos com escritores em seu espaço para que eles não cubram você apenas uma vez, mas várias vezes. Forneça valor antes de pedir qualquer coisa. Uma boa maneira de construir um relacionamento é destacá-los primeiro em seu blog, aceitando uma postagem de convidado deles. Entre em contato com outros blogueiros e escritores para ver se eles querem cobrir sua história. Minha maneira mais eficaz de chegar é através do Facebook Messenger ou Twitter (nessa ordem), as solicitações de e-mail geralmente atingem a pasta de spam, mas uma campanha de teste A/B cuidadosamente elaborada renderá bons resultados. Você também pode usar o AuthoritySpy  para encontrar os impulsionadores e osciladores em seu setor. 

 

  • Se você é um empreendedor, vou destacar você no meu projeto Future Sharks. Eu posso te ajudar com mais backlinks de qualidade.    
  • Para começar, se você quiser postar em meus sites, por favor envie-me alguns exemplos de textos e idéias (envie o artigo em seu primeiro e-mail diretamente). Saiba mais aqui.   

3.Construa uma marca

Construir uma marca ajudará você a obter ainda mais tráfego ao longo do tempo . Quando você vê um resultado que mostra NYTimes e OnlineNewsNet, qual você está mais propenso a clicar? Exatamente. (Mais sobre isso na parte inferior)

Leia o artigo completo sobre SEO off-site.

2) Esqueça o Search Engine Optimization, agora é hora de DOMINAÇÃO do mecanismo de pesquisa

Agora que abordamos as noções básicas de otimização de mecanismos de pesquisa, é hora de falar sobre o Domínio do mecanismo de pesquisa

Com a introdução do Rankbrain, chegar primeiro no Google realmente requer duas atividades principais.

Para dominar os resultados, você precisa de duas coisas: Conteúdo Excelente + Backlinks de Alta Qualidade .

Vamos primeiro mergulhar no conteúdo.

Quanto tempo o seu artigo deve ser classificado na primeira página?

Geralmente, o conteúdo longo superará qualquer outro formato curto.

Em um estudo feito com mais de um milhão de postagens no blog, os pesquisadores descobriram que a duração ideal de uma postagem no blog é de 1900 ou mais palavras, conforme mostrado neste gráfico:

As postagens de 300 palavras no blog não serão suficientes a longo prazo pelo seguinte motivo: as pessoas só clicarão no seu site, lerão o artigo em 30 segundos e sairão, sem dar a você a oportunidade de converter esse clique em um cliente.

Além disso, os posts longos naturalmente contêm uma pitada de  palavras-chave em todo o texto, em vez de um artigo de 300 palavras, em que 50 das palavras são apenas palavras-chave. 

  • Observe a estrutura desta postagem do blog. Veja como incluí naturalmente várias variações das palavras-chave (chamadas de palavras-chave LSI) que estou procurando direcionar “ como fazer seo ”, “ dicas e técnicas de SEO ”, “ otimização de mecanismos de pesquisa ”, etc. Faça uma anotação especial de todas os subtítulos <h2>, <h3> que eu usei.

Mais importante, o conteúdo longo aumentará o tempo no site  (também conhecido como tempo de permanência) que alguém gasta no seu site, que é uma métrica chave quando se trata de classificações. 

A estratégia geral para escrever uma postagem no blog é criar uma que agregue valor. Isso naturalmente leva você a escrever conteúdo extenso. Este post do blog, por exemplo, é de mais de 3300 palavras. 

Você deve procurar escrever o melhor artigo já escrito sobre o tema que escolheu. A maneira mais fácil é pesquisar por uma palavra-chave e condensar os 10 principais resultados de pesquisa. Para mais informações, confira esta técnicas por Brian Dean.

Agora que temos conteúdo fora do caminho. Precisamos nos concentrar nos backlinks.

Backlinks é o Cálice do SEO

Deixe-me dizer isso de novo.  Backlinks são o cálice do SEO .

Como você recebe backlinks?

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  • Verifique o perfil de backlink da página de seus concorrentes copiando e colando o link no Ahrefs ou no SEMrush.
  • A partir daí, analise cada um dos sites que estão vinculados a eles e tente obter um backlink para seu site.
  • Você também pode comprar domínios expirados e redirecioná-los para o seu site. Você obterá todo o suco de SEO que esses domínios construíram. <- Este é um recurso muito desvalorizado, desde que você encontre bons domínios. Como um adicional, se você comprar domínios em seu nicho, poderá redirecionar todo o tráfego para o seu site.
  • Você pode escrever posts de convidados e ir em podcasts.

Se você seguir estas 11 estratégias de SEO (ótimo conteúdo e backlinks), você pode ter certeza que seu site estará a salvo de qualquer atualização do Hummingbird, Penguin, Panda ou Fred.

 

Melhores ferramentas de SEO para classificar em 2019

Como evidenciado ao longo deste post de blog de SEO, eu sou um grande fã de ferramentas e scripts para tornar minha vida mais fácil.

Eu provavelmente testei mais de 30 ferramentas ao longo dos anos. 

Aqui estão meus favoritos pessoais para superar meus concorrentes. Você também pode ler minha lista completa de ferramentas de SEO

5 ferramentas essenciais de SEO:

  1. (pago) Ahrefs. Essa ferramenta permitirá que você espie os backlinks de seus concorrentes e faça pesquisas avançadas com palavras-chave. Eu tenho o plano Lite por US $ 100 / mês. 
  2. (pago) SEMRush . Semelhante ao Ahrefs, mas agora lançou recentemente uma versão beta de um otimizador de conteúdo que eu realmente gosto. Eu estou no teste gratuito.
  3. (grátis) Google Keyword Planner. Você pode usar o Planejador de palavras-chave para ver o volume de pesquisa e a dificuldade de um determinado conjunto de palavras-chave.
  4. (grátis) Palavras-chave em toda parte. Adoro poder ver informações sobre volume, CPC e concorrência em todas as pesquisas do Google que faço.
  5. (grátis) SEOQuake. Mostra excelentes insights abaixo de cada resultado da pesquisa.

Bom ter:

  1. (livre) Alexa Toolbar. Embora o Alexa Rank de um site não tenha nada a ver com seu SEO, ainda acho valioso entender que tipo de tráfego meus sites e sites de concorrentes estão obtendo e de onde vem. Aqui está como reduzir seu Alexa Rank .
  2. (grátis) A barra de ferramentas Moz, que me ajuda a ver várias métricas de uma página (como a autoridade do domínio) em uma rápida olhada
  3. (grátis) o novíssimo Chrome Extension SEO Minion, que o ajudará a analisar a saúde SEO on-page de qualquer site.

Então, qual é a minha estratégia de SEO passo-a-passo para otimizar meu site?

Eu tenho alguns sites (de energia limpa, ecommerce e marketing digital).

Embora cada site tenha seu próprio tom e público, os princípios de SEO são exatamente os mesmos.

Este é o plano que acompanho para cada site que eu otimizo:

1. Defina sua estratégia de conteúdo

Não há nenhum ponto no ranking alto se esse post do blog não for permitir que você estabeleça um relacionamento com seus leitores, ganhe mais receita do AdSense ou gere vendas e inscrições.

Assim, o primeiro passo na escrita é determinar o que você quer alcançar com o seu post. Você está escrevendo para gerar leads? Coletando e-mails? Você quer ser percebido como um líder do setor?

O objetivo da sua estratégia de conteúdo determinará em grande parte como você estruturará sua postagem no blog.

Por exemplo, se você quer ser um líder de pensamento, então você precisa de um post longo, para coletar inscrições você precisa de um funil mais fácil de seguir com resenhas (e idealmente um vídeo no topo da página).

2. Defina sua área de especialização (também conhecido como nicho)

Depois de definir sua estratégia de conteúdo, pense em quais informações seus leitores acharão valiosas.

Se você está escrevendo sobre dieta e perda de peso com a esperança de vender seu programa para seus assinantes, você quer criar um relacionamento com seus leitores através de uma série de posts que informam o leitor e que o diferenciam como um líder ou especialista nesse campo. 

Você pode até querer construir uma lista de e-mail e depois vender seus produtos por meio de e-mail marketing.

Uma vez que você sabe qual informação vai ressoar, você poderá encontrar a inspiração da palavra-chave muito mais rapidamente.

3. Encontre as palavras corretas para segmentar

Classificação para “seo” é difícil. Classificação para “ dicas de SEO ” é um pouco mais fácil (palavra-chave de cauda média).

Como você faz pesquisa de palavras-chave adequada ?

Você pode usar várias ferramentas para encontrar as palavras-chave com o equilíbrio perfeito de dificuldade e volume de pesquisa.

No Ahrefs , você pode ir para Pesquisa de palavras-chave e digitar algumas das palavras-chave relacionadas à postagem do blog que você deseja escrever.

Depois que o algoritmo for executado, você verá as estatísticas das suas palavras-chave e de outras palavras-chave que devem ser consideradas.

Aqui, gosto de escolher palavras-chave com dificuldade <60 e volume> 500. Dica: você pode ordenar isso no Ahrefs. (Btw, eu não sou afiliado com Ahrefs, eu amo suas ferramentas)

Depois de ter 3 ou 4 palavras-chave identificadas, eu começo a escrever.

(no meu caso “melhores dicas de SEO”, “dicas de otimização de SEO”, “dicas de SEO wordpress”)

Outro método para encontrar palavras-chave é usar o Search Console

Você sabia que a resposta para o ranking nº 1 foi dada a você pelo Google?

Sim, apenas fica oculto no seu Search Console.

Se você pular para o Search Analytics , poderá ver dados valiosos, como palavras-chave que você já classificou. Sugiro que você instale o plug-in do Google Chrome do Google Words Everywhere para ver informações como o Volume mensal, o CPC e a competição.

Às vezes é mais fácil otimizar e atualizar seus posts antigos do que escrever um novo. (Por exemplo, eu atualizo constantemente este post em particular para incluir informações que eu poderia ter perdido).

Quando eu quero atualizar minhas postagens, eu pego todas as palavras-chave que cada post classifica, coloco-as em um documento do Google e classifico-as por Volume ou Concorrência e então vejo se há algum conteúdo que eu possa corrigir. (Por exemplo, este artigo estava faltando uma seção sobre “pesquisa de palavras-chave”, então eu adicionei-o).

Você também pode encontrar palavras-chave usando palavras- chave em qualquer lugar e executando algumas pesquisas no Google.

4. Escreva o conteúdo perfeito naturalmente

Eu já mencionei que você deveria pensar em 2500 postagens de palavras ou mais.

Aqui está como eu escrevo um desses posts monstruosos com o mínimo de esforço e tempo gasto.

Primeiro, pesquiso as palavras-chave encontradas na etapa 3 e vejo o que os principais classificadores estão escrevendo e vejo se estão mencionando algo que eu ainda não conheço.A partir daí, estruturo meu post simplesmente por cabeçalhos. 

Depois que as palavras-chave são colocadas estrategicamente nos cabeçalhos H2, os parágrafos praticamente se escrevem. (a partir desta etapa, você pode terceirizar para um escritor, se quiser. Eu tive uma grande experiência com o Freeeup

Uma vez que o post do blog é elaborado, é hora de uma verificação de SEO via Yoast (WordPress Plugin). Na palavra-chave focus, escolho a palavra-chave com o volume mais alto entre as palavras-chave segmentadas de 3 a 4.

Depois disso incluo imagens e vídeos. 

Eu bati em Publish e depois rezo e espero que isso se classifique. 

Não, claro que não. Isso é apenas o começo do segredo do ranking é o que vem depois.  

5. A maneira semi-automática, meio manual de classificar o conteúdo

Você não gostaria que todo o trabalho duro de escrever o blog perfeito fosse desperdiçado, certo?

Uma postagem no blog só é valiosa se estiver na primeira página, caso contrário, não importa. Período. 

Aqui estão algumas coisas que faço para classificar esse conteúdo:

  • O óbvio e fácil: compartilhar em todas as minhas contas de mídia social. Aqui está o truque para automatizar tudo isso: Use o IFTTT e conecte o WordPress com todas as suas contas. Dessa forma, você gasta 10 minutos configurando tudo e nunca precisa se preocupar com isso novamente. (Isso também constrói aqueles sinais sociais dourados de que falei anteriormente). 
  • Distribua meu conteúdo para o Thrive Global automaticamente usando o plug-in Medium no WordPress (com a tag “canonical” , é claro). 
  • Eu já tenho uma rede de influencers que fiz uma curadoria que fará referência ao meu conteúdo e o compartilhará, criando os backlinks necessários para me ajudar a se classificar melhor. Mas Augusto, como você conseguiu isso em primeiro lugar? Bem, eu segui essa estratégia para construir relacionamentos com os influencers  
  • Crie uma conta no Future Sharks e envie uma postagem de convidado com um link para sua nova postagem usando sua palavra-chave principal como texto âncora. (Backlink de alta qualidade grátis)

Outro grande bônus: construir uma reputação

Quando você se tornar a autoridade em seu nicho, você notará que a classificação do seu conteúdo é muito mais fácil.

Isso se deve ao fato de que o Google agora está usando humanos para avaliar manualmente sites  (entre outros 200 fatores de classificação ).

Se você puder se posicionar como especialista, você esmagará os SERPs do Google.

Veja como você pode aumentar sua marca pessoal:

  • Tenha uma página sobre que explica por que você é um especialista no assunto sobre o qual você está escrevendo.
  • Vá em Podcasts, faça vídeos no Youtube , ganhe prêmios que lhe dão mais credibilidade.
  • Seja citado em muitos sites como o especialista no assunto

Como ganhar o trecho em destaque

Caso você não esteja familiarizado, o snippet em destaque é assim:

Existem vários tipos de trechos em destaque, como:

  • Listas
  • Parágrafo responde
  • Tabelas

Como ele ocupa muito espaço na página de pesquisa, você pode ter certeza de que ele gera uma tonelada de cliques.

A maneira de obter um snippet em destaque é classificar primeiro os 10 primeiros para a consulta dada.

No entanto, nem todas as consultas terão um snippet em destaque. Para verificar se uma determinada consulta possui um snippet em destaque, você pode usar o Ahrefs.

Encontre a opção Snippet em destaque sob os recursos da SERP.

Agora, para uma determinada consulta, tente respondê-la da maneira mais sucinta possível (<40 palavras)

Outra ferramenta que você pode usar é AnswerThePublic .

Conclusão

Isso é tudo. Acabei de descrever a estratégia de SEO de white-white passo-a-passo que uso para meus próprios sites e para meus clientes. Espero que você tenha achado valioso e ajude nisso hoje .

Faça o que fizer, certifique-se de não cair na armadilha e começar a fazer algumas técnicas de SEO de black-hat como camuflagem ou criação de backlinks com spam, isso pode fazer com que você seja seriamente penalizado pelo Google. Além disso, seus altos rankings serão apenas de curta duração.

Tem um amigo que está lutando com SEO? Envie-lhes este guia para ajudá-los. 

Você aprendeu algo novo? Deixe-me saber nos comentários. Se você conhece outras técnicas que não são mencionadas nesta postagem de SEO, compartilhe-as para que possamos nos beneficiar. 

Está na hora de fortalecer o crescimento do seu negócio!