O que é um plano de marketing?

Basicamente um plano de marketing é uma estratégia que descreve o esforço geral do marketing de uma empresa.

Um plano de marketing eficaz ajudará uma empresa a entender o mercado a que se destina e a concorrência nesse espaço, entender o impacto e os resultados das decisões de marketing e orientar futuras iniciativas. Embora os planos de marketing possam variar de acordo com o setor, o tipo de produto ou serviço e as metas que você deseja alcançar, existem alguns elementos essenciais que a maioria dos planos possuem.

plano de marketing

Esta é uma visão geral e rápida dos principais pontos do plano de marketing. Deve ser uma sinopse do que você fez, o que planeja fazer e como você vai chegar lá.

1. Objetivo de negócio

Um plano de marketing eficaz ajudará a apoiar a estratégia e os objetivos gerais dos negócios. Para alcançar esse tipo de alinhamento, os profissionais de marketing devem ter clareza sobre quais são esses objetivos de negócios e quais aspectos deles podem afetar.

2. Objetivo de marketing

Esses objetivos se vincularão aos objetivos gerais de negócios, mas se concentrarão apenas nas partes do negócio que o marketing pode influenciar. Por exemplo, se um objetivo geral de uma empresa é aumentar a receita de negócios repetidos em uma certa porcentagem no próximo ano, o objetivo de marketing relacionado pode ser o de obter uma certa quantidade de clientes para se inscrever em um programa de recompensas a cada mês ou campanha especifica.

3. Análise da situação

Sua análise da situação detalha o contexto de seus esforços de marketing. Nesta seção, você examinará atentamente os fatores internos e externos que influenciarão sua estratégia de marketing. Muitas empresas fazem uma análise SWOT , que combina a análise externa e interna para resumir seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças .

4. Identificar público-alvo

O conceito de público-alvo é um dos aspectos mais básicos, porém mais importantes do marketing. Não é realista pensar que você pode atrair todos, portanto, você precisa identificar seus clientes ideais. Do que eles gostam? Do que eles não gostam? Quantos anos eles tem? Onde podes encontrá-los? Ser específico sobre o seu mercado-alvo e segmentá-lo em grupos ainda menores para promoções específicas pode ajudá-lo a decidir onde comprometer recursos e que tipos de táticas e mensagens usar.

5. Canais de comunicação

A mensagem certa pode ajudar a estabelecer a posição da sua marca no mercado, destacar-se dos concorrentes, demonstrar valor aos clientes em potencial e atingir públicos específicos. Você pode definir algumas diretrizes gerais de mensagens em seu plano geral e usá-las como ponto de partida para criar mensagens mais específicas para cada campanha e diferentes segmentos do seu mercado-alvo.

6. Definir metas

Em uma página ou menos, liste as metas de marketing da sua empresa para o próximo ano. A chave é tornar seus objetivos realistas e mensuráveis, para que você possa avaliar facilmente seu desempenho. “Aumentar as vendas de periféricos” é um exemplo de uma meta ineficaz. Você estaria em uma posição muito melhor para avaliar seu progresso de marketing com uma meta como: “Aumentar as vendas de periféricos em 10% no primeiro trimestre, 15% no segundo trimestre, 15% no terceiro trimestre e 10% no quarto trimestre.”

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7. Traçar as melhores estratégias

Estratégias são as abordagens que você deseja adotar para atingir seus objetivos de marketing. Por exemplo, se você está tentando fazer com que uma certa quantidade de pessoas se inscreva em um programa de recompensas todos os meses, sua estratégia pode ser a de introduzir novos clientes no programa de recompensas com convites personalizados que destacam as recompensas pelas quais eles podem estar interessados.plano de marketing

8. Táticas de ação

Essas são as ações específicas que você executará para executar as estratégias definidas. Portanto, se você introduzir novos clientes no programa de recompensas com convites personalizados, uma tática que você poderá usar é enviar e-mails que abordem cada novo cliente por nome e informá-los sobre algumas recompensas específicas que eles podem receber, além de um link para facilmente se inscreva no programa de recompensas.

Sua seção de táticas deve incluir todas as etapas acionáveis ​​que você planeja tomar para publicidade, relações públicas, mala direta, feiras e promoções especiais. Você pode usar um calendário em papel para agendar suas táticas ou usar um gerenciador de contatos ou programa de planilhas – o que mais importa é que você se atenha à sua agenda e siga adiante. Um plano no papel só é útil se for colocado em ação.

9. Custos de marketing

Você deve saber o que pode gastar em suas campanhas de marketing e quanto dinheiro sua empresa está disposta a colocar dinheiro em diferentes tipos de marketing.

Você pode adaptar esse plano à medida que sua empresa cresce e seus programas de marketing evoluem. Você descobrirá que é uma ferramenta simples que você não pode ficar sem.

plano de marketing

Pensar no financeiro em longo prazo é pensar nos objetivos e nas projeções de crescimento da empresa. Assim, é possível alinhar os esforços de Marketing com a situação esperada para o negócio em um certo período de tempo.

Não é necessário estar atrelado ao setor financeiro da empresa; é preciso apenas entender quais são os custos da estratégia de Marketing.

Conclusão

Sendo assim, é possível planejar um plano de marketing em um prazo maior, quais ajustes serão feitos nos preços.

Ao longo do desenvolvimento da empresa — e do plano de Marketing —, é provável que melhorias e mudanças aconteçam nos processos de vendas, produção e em vários outros.

Mesmo sem conseguir planejar o que acontecerá ao longo do tempo, preestabeleça ações para serem adequadas quando for necessário.

 

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