Aprenda como procurar palavras-chave com baixa competitividade

Nesse conteúdo vou explicar o passo a passo de como encontrar milhares de palavras-chave com baixa competitividade, em qualquer nicho para você aplicar em seu negócio.
“Para posicionar em primeiro você não precisa ser bom, só precisa ser melhor que o segundo”. Entenda como essa frase vai definir bem essa estratégia e como aplicá-lá à sua empresa.
É um grande desafio para profissionais de SEO encontrarem boas oportunidades, muitas das vezes o orçamento para o projeto é limitado e você não consegue competir por determinadas palavras.
Suponhamos que você tenha um orçamento X e a palavra mais importante para aquele nicho pertence a uma grande empresa, com grande equipe, com capacidade de produção gigante (tanto em links quanto em conteúdo) e baseado nas análises o orçamento disponível não é o suficiente para brigar por essa keyword.

Passo 1

É nesse momento que esta estratégia faz mais sentido. Vamos ao passo a passo.
Faça o download de todas as ferramentas utilizadas no processo, são elas:
SEOquake – Extensão do Google Chrome;
MozBar – Extensão do Google Chrome;
Keyword Surfer – Extensão do Google Chrome;
-SEOruler – Extensão do Google Chrome.
Agora abra o SEOquake, vá em Settings > Preferences > SERP Overlay e deixe configurado da seguinte forma (Imagem 01)
palavras-chave com baixa competitividade

Passo 2

Vai no Google e digita uma palavra muito grande do seu mercado, coisas do tipo: “ganhar dinheiro”, “perder peso”, “viagens”.
Uma das formas para ter ideias de palavras para fazer isso é ir no próprio Google Suggest. Com a extensão do surfer adicionada, você vai ter acesso ao volume de buscas e com isso você consegue saber quais palavras são grandes. (Imagem 02)
palavras-chave com baixa competitividade
Nós usaremos a palavra “ganhar dinheiro na internet” com 27.100 buscas.

Passo 3

Abrir o SEOruler e configurá-lo dessa forma (imagem 03).
palavras-chave com baixa competitividade
Agora, com a extensão do Moz ativada você vai ter acesso ao DA e PA de cada site. Nós configuramos o SEOruler para exibir 100 resultados de uma só vez, assim não precisamos ficar avançando em páginas para ter acesso aos resultados.

Passo 4

Vamos criar um filtro para determinar o nível de concorrência, considere o seguinte:
DA = Autoridade do domínio;
Bing Index = Quantidade de páginas indexadas;
Domain Age = Idade do domínio;
Tráfego = Quantidade de tráfego mensal. (imagem 04)
palavras-chave com baixa competitividade
O DA vai nos dar a noção de que o domínio não fez um trabalho bom de link building, caso tivesse feito o DA fatalmente subiria, não é uma métrica determinante para validar que um domínio não tem autoridade, porém é uma boa métrica para ser usada como filtro de corte.
Temos 100% de certeza que um site com DA 5 não fez um bom trabalho de links, entende?
Por isso utilizaremos o DA nesse filtro, um site com DA 14 significa que fez algum trabalho, porém superficial.
O Bing Index é bem importante, ele serve para identificarmos a quantidade de páginas que existem nesse site, quanto mais páginas, mais chances de ele ter relevância dentro de algum mercado. Isso acontece por causa dos SILOS, silos querer páginas, filtrar pela quantidade de páginas é a certeza de que grandes SILOS não existam nesses sites.
Ps.: Menos de 100 páginas indexadas é um valor considerado baixo, ou seja, você pode setar no seu filtro de corte 100 páginas.
A idade do domínio não afeta o posicionamento, porém domínios antigos têm mais chances de terem mais conteúdo, mais links, mais autoridade, sinais sociais e várias outras características que beneficiam o posicionamento dele, logo, domínios antigos não são bons concorrentes.
Tente setar domínios com no máximo 3 anos de vida, nesse quesito, menos é mais. Menos tempo de vida, mais fácil de ultrapassá-los.
O Tráfego é fundamental nesse filtro, não adianta encontrarmos sites que apresentem concorrência baixa, mas que também não gerem tráfego. Quanto mais tráfego tiver, melhor, porque a ideia dessa estratégia é, literalmente, roubar o tráfego de outro site.
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Nós vamos acessar esse site, que é fraco segundo as nossas análises e vamos ver quais são as palavras que eles estão posicionados, assim saberemos que todas as palavras que eles estiverem posicionados são de concorrência baixa e como filtro nós temos o tráfego.
Ex.: Um site tem 10.000 de tráfego mensal e descobrimos através dessa análise que ele não tem autoridade, o domínio é novo, tem poucas páginas indexadas e não tem backlinks.
Você vai chegar com o pé na porta e ocupar todas as palavras que geram os 10k de tráfego dele.

Por que isso funciona?

Simples, nós sabemos que ele não tem autoridade, sabemos que ele tem tráfego e sabemos que o domínio é novo.
Se o domínio é novo e ele não tem autoridade e ainda assim tem tráfego, significa que ele cumpriu apenas 2 etapas do processo de otimização SEO. Ele fez o planejamento e otimizou, não trabalhou a autoridade, o que é um ponto de vulnerabilidade.
Isso significa que basta fazermos o mesmo, ou melhor, que ele está fazendo e injetar autoridade, que é algo relativamente fácil de fazer.

É antiético fazer isso?

Na minha visão, absolutamente não.
E crescendo com a filosofia de luta eu não vejo problema nenhum em competição, pelo contrário, eu AMO essa porra. Gosto de brigar, pago pra entrar numa disputa.
SEO é guerra, é tempo ruim o tempo todo, se você não fizer o seu concorrente vai fazer, é confronto direto o tempo todo. É selva!

Passo 5

Agora vamos scrapear e analisar os resultados. A palavra que vamos buscar é: “Melhores perfumes masculinos” (imagem 05)
palavras-chave com baixa competitividade
A palavra tem 18.000 buscas, vamos ver o que encontraremos nos resultados. (veja imagem 06)
palavras-chave com baixa competitividade
Esse resultado me chamou muito à atenção, ele tem 12 de DA e apenas 133 páginas indexadas, a idade do domínio não foi catalogada, provavelmente é um site novo. Mas apenas as duas informações que temos já é o suficiente para aprofundarmos na avaliação.

Passo 6

Jogue esse site no ahrefs para checar quais palavras estão trazendo esse tráfego que ele tem, nós sabemos que ele não tem autoridade e tem poucas páginas indexadas, ou seja, é um competidor fraco.

Passo 7

Coloque a url do site que você encontrou na área de análise do ahrefs e depois clique em “organic Keywords”. (Veja Imagem 07)
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Passo 8

Veja imagem 08.
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Pronto, encontramos várias oportunidades de gerar tráfego, o nosso então concorrente que não tem autoridade nenhuma está em primeiro para diversas palavras. Sabemos que ele é vulnerável nessas palavras, ele não tem autoridade no domínio, é uma presa fácil. Agora é só escrever esses conteúdos (melhor do que o dele, é claro) e fazer o trabalho de autoridade e Pluft, explodir ele da SERP.
Se você fizer isso com vários sites, vai encontrar várias oportunidades. Veja esse outro exemplo, que encontrei na mesma busca. (imagem 09)
palavras-chave com baixa competitividade
Esse caso é bem legal, o site tem DA 11, o Age dele é 2018 e tem 400 páginas indexadas. (Veja imagem 10)
palavras-chave com baixa competitividade
Olha quantas palavras esse site tem em primeiro e SEM autoridade e sem que o site exista a décadas.

Conclusão

Esse é o passo a passo para você conseguir encontrar palavras-chave com baixa competitividade em qualquer nicho, se você curtiu essa estratégia deixa um comentário aí, te garanto que vai custar menos tempo do que eu levei para trazer esse conteúdo para você.

Conhece um amigo que está lutando com palavras-chave com baixa competitividade? Envie este guia para ajudá-lo! 

 

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Você aprendeu algo novo? Então deixe-me saber nos comentários. Se você conhece outras técnicas que não são mencionadas nesta postagem de palavras-chave com baixa competitividade, compartilhe-as para que possamos nos beneficiar.

Está na hora de fortalecer o crescimento do seu negócio!