O que é Growth Hacking?

Growth hacking é um termo genérico para estratégias focadas exclusivamente no crescimento. Geralmente é usado em relação a startups em estágio inicial que precisam de crescimento massivo em um curto espaço de tempo com orçamentos pequenos.

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Growth Hacking é marketing orientado a experimentos.

 

O objetivo das estratégias de growth hacking é geralmente adquirir o maior número possível de usuários ou clientes, gastando o mínimo possível. O termo “growth hacking” foi cunhado por Sean Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers, em 2010.

Fiz um post bem completo explicando detalhadamente o que é Growth Marketing, sendo assim, segue o link abaixo caso queira conferir o conteúdo:

 

Growth Marketing: O que é e porque é tão importante?

 

O que é um Growth Hacker?

 

Um growth hacker é alguém que usa estratégias criativas e de baixo custo para ajudar as empresas a adquirir e reter clientes. Às vezes, os growth hackers também são chamados de growth marketers, mas os growth hackers não são simplesmente profissionais de marketing. Qualquer pessoa envolvida em um produto ou serviço, incluindo gerentes de produto e engenheiros, pode ser um hacker de crescimento.

 

o que é growth hacking

 

Os hackers de crescimento tendem a ser obsessivos, curiosos e analíticos:

 

  1. Os hackers de crescimento se concentram exclusivamente em estratégias relacionadas ao crescimento do negócio.
  2. Eles criam hipóteses, priorizam e testam estratégias inovadoras de crescimento.
  3. Eles analisam e testam para ver o que está funcionando.

O growth hacker ideal sabe como definir prioridades de crescimento, identificar canais para aquisição de clientes, medir o sucesso e dimensionar o crescimento.

 

Como funciona o Growth Hacking?

 

Então, como o growth hacking funciona? Para cada empresa, trata-se de descobrir por que você cresce e de procurar maneiras de fazer isso acontecer de propósito.

Muitas startups usam o “funil pirata” de Dave McClure como uma receita de crescimento. São eles aquisição, ativação, retenção, referência e receita (AARRR). Outros incluem aumentar a conscientização como uma parte fundamental do growth hacking. De qualquer forma, o objetivo é obter tráfego e visitantes, transformar visitantes em usuários e mantê-los como clientes satisfeitos.

 

Como iniciar o Growth Hacking

 

Veja como uma empresa pode começar com growth hacking. Em primeiro lugar, crie seu produto e teste para ter certeza de que as pessoas o desejam e estão dispostas a pagar por ele. Isso o ajudará a reunir dados para que você entenda suas personas do comprador e possa direcionar as táticas de marketing de crescimento de acordo.

 

Atualize seu produto em intervalos regulares e continue recebendo feedback dos clientes para que você sempre saiba se está no caminho certo. Ao mesmo tempo, comercialize seu produto para promover o crescimento contínuo e acompanhe o sucesso desses resultados. O teste A / B e outras técnicas de otimização de conversão são cruciais para um growth hacking eficaz.

 

Estratégias de Growth Hacking

 

A maioria das estratégias de growth hacking se enquadra em três áreas principais:

 

  1. Marketing de conteúdo
  2. Marketing de produto
  3. Publicidade

 

Dependendo das táticas usadas, o marketing de conteúdo pode ser uma forma de baixo custo de divulgar seu produto. As atividades típicas de marketing de conteúdo incluem:

 

  • Começar um blog e criar conteúdo valioso e compartilhável
  • Blog de visitantes
  • Criação de conteúdo de mídia social
  • Escrevendo e-books e white papers
  • Podcasting
  • Realizando webinars
  • Realizando concursos e brindes
  • Fazendo blogueiros avaliarem seu produto
  • Participar de fóruns, grupos e subreddits relevantes
  • Influenciando o marketing
  • Usando marketing por email para construir uma conexão mais forte com os usuários
  • Melhorar a visibilidade do conteúdo com SEO
  • Ser listado em mercados e sites relevantes, como o Product Hunt

 

O marketing de produto inclui técnicas para tornar seu produto mais atraente e construir a base de usuários. Eles incluem:

 

  • Aproveitando o medo de perder (FOMO) usando um sistema de inscrição somente para convidados
  • Gamificar o processo de integração do usuário para torná-lo mais agradável e oferecer recompensas
  • Oferecer incentivos para referências que beneficiam tanto o referenciador quanto o novo usuário
  • O marketing de afiliados, que também usará táticas de crescimento do marketing de conteúdo

 

Os hackers de crescimento também podem usar publicidade social e publicidade paga por clique (PPC) para promover seus negócios.

 

Quanto ganha em média um Growth Hacker?

 

Existem alguns sites como o glassdoor que compila informações como o salário de funcionários de empresas por cargo. Normalmente, os salários de um profissional Growth Hacker varia entre R$3.000,00 e R$4.000, podendo chegar a R$5.000,00 em empresas maiores em grandes capitais.

 

Há também a variação decorrente da experiência do funcionário, um sênior chega a receber R$6.000,00 a R$7.000,00. Já os estagiários com essa função, variam em média entre R$1.000,00 a R$2.000,00.

 

Quais as formações necessárias para um Growth Hacker?

 

Geralmente, os profissionais que trabalham como Growth Hacking têm formação em Publicidade e Propaganda, Marketing, ou áreas correlatas. No entanto, é possível encontrar muitos graduados de outras áreas ingressando nesse mercado, um dos exemplos são Administradores e Engenheiros em geral.

Para ter sucesso nesse setor é imprescindível o conhecimento em ferramentas de pesquisa, análise de dados, gerenciamento de redes sociais e monitoramento de campanhas, como Google Analytics, Shopping, Trends, Power BI, AdWords Mail Marketing e SQL.

Além disso, entender sobre técnicas de marketing de conteúdo, SEO, SEM, remarketing, estratégias de fidelização e aquisição de clientes.

Muitos profissionais que trabalham com o Growth Hacking vieram de áreas correlatas como Marketing Digital e Business Intelligence.

 

Exemplos de Growth Hacking

 

Alguns exemplos bem conhecidos de campanhas de o que é growth hacking  e como empresas bem-sucedidas incluem:

 

growth hacking o que é

  • Dropbox, que recompensa os usuários existentes por convidar novos com armazenamento adicional

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  • Hotmail, que acrescentava uma linha a cada e-mail enviado, incentivando as pessoas a se inscreverem para uma nova conta

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  • AirBnB, que usou o Craigslist para encontrar e comercializar para pessoas que procuram acomodações a preços acessíveis

 

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