O que é Growth Marketing?

O Growth Marketing não se refere à fixação de uma parte do seu funil. Trata-se de analisar todo o ciclo de vida do cliente e usar essas informações para criar retornos compostos que atraem mais clientes envolvidos.

 

Pensando nisso, vou mostrar o que é marketing de crescimento – e o que não é.

 

O marketing tradicional se concentra no topo do funil, geralmente com atividades que geram receita a curto prazo. E o marketing digital baseado em vendas se concentra nas principais ações que são vender. Faz sentido, certo?

 

Mas a descrição do trabalho de growth exige que você se concentre no funil. Ou seja, esses profissionais se baseiam em dados que trabalham incansavelmente para encontrar maneiras inovadoras de impulsionar a aquisição de usuários, manter os clientes envolvidos, retê-los e, finalmente, transformá-los em campeões de marcas.

 

growth marketing

 

Em outras palavras, os profissionais de growth hacking são experimentadores em todas as etapas do funil de marketing. E eles trabalham em estreita colaboração com toda a empresa para obter melhores insights.

Como funciona?

A primeira coisa que você precisa saber sobre growth marketing é que não existe uma fórmula mágica para fazê-lo.

 

É com experiência e criatividade que a coisa acontece.

 

Growth Marketing é um mindest, ou seja, é uma forma de pensar.

 

“O marketing precisa ser guiado pelos dados dos seus consumidores, e não por achismos da diretoria.”

 

Na prática, a linha de raciocínio é muito simples:

 

  1. Focar esforços no principal problema/alavanca da empresa;
  2. Pensar em melhorias para o esse foco e priorizar as melhores ideias;
  3. Modelar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la;
  4. Garantir que você aprender com seus sucessos e insucessos;
  5. Usar esse aprendizado para gerar novos testes

O foco do Growth Marketing é o crescimento por meio da análise constante de dados (data-driven).

 

É com este acompanhamento que será possível identificar gaps e desenvolver as melhorias necessárias no marketing e nos processos integrados ao marketing — como os processos de venda.

 

Assim identificam-se falhas e desenvolve-se soluções com automações, testes e ferramentas para implementar melhorias no processo de vendarketing.

 

Só marketing digital já não basta.

 

Isso faz do growth marketing um mindset, uma maneira de pensar baseada em dados, e não uma fórmula-pronta-de-sucesso.

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Isso é Growth Marketing.

 

Um mindset focado em crescimento, preocupado em otimizar constantemente os processos integrados ao marketing – através de análise de dados e testes.

 

Como o renomado especialista em crescimento Andy Johns disse: 

 

Se o setor financeiro possui o fluxo de caixa dentro e fora de uma empresa, o crescimento possui o fluxo de clientes dentro e fora de um produto”.

 

Mas, para dar um passo adiante, trouxe um vídeo abaixo para ajudar a explicar ainda mais sobre growth marketing e porque é tão importante, com citações dos principais profissionais de growth marketing de hoje –  Ryan Holiday.

Porque é tão importante Growth Marketing?

 

Citações de especialistas em Growth Marketing

 

“O marketing de crescimento está removendo os limites do marketing para permitir que todos os aspectos da experiência do cliente se concentrem na atração de clientes mais engajados.”

Mike Volpe CEO, Lola.com

“Para um crescimento significativo, as startups devem mudar completamente as regras dos canais tradicionais ou inovar fora desses canais de crescimento. Eles estão desesperados e em desvantagem demais para se adaptarem às velhas regras de marketing. Eles precisam se aprofundar criativamente e testar incansavelmente novas idéias. Se eles não descobrirem rapidamente, irão fechar o negócio. ”

Sean Ellis, Fundador, GrowthHackers.com

“As finanças são donas do fluxo de caixa que entra e sai de uma empresa. O crescimento possui o fluxo de clientes que entram e saem de um produto. ”

– Andy Johns

“O crescimento começa com uma profunda compreensão do valor do produto e trata da mudança de novos usuários para o Aha! momento o mais rápido possível, mensurável em segundos.”

Chamath Palihapitiya, CEO, Capital Social

Conclusão

Sendo assim, se você se preocupar em fazer seu marketing bem feito, não precisará se preocupar com o futuro. Cada empresa ou negócio possui seu próprio cenário, problemas e oportunidades.

 

Com o growth marketing é possível identificar e otimizar esses processos.

 

Se você está se perguntando “o que virá depois do growth marketing?” a resposta, é: growth marketing não é uma fórmula pronta, mas uma metodologia e maneira de pensar com foco em crescimento.

 

O growth marketing evolui juntamente com o marketing em si.

 

Ele é retroalimentado por dados do consumo e experiência de compra dos seus usuários. O grande truque é saber interpretar o que fazer com esses dados, juntamente da experiência e habilidades recomendadas para um profissional de growth.

 

Agora que você já entende o que faz um growth marketing e qual a importância dele para o crescimento saudável e rápido das empresas, encontre profissionais qualificados para escalar a sua empresa